Fazer off-road não é fácil, e exige todo um cuidado especializado para que o veículo consiga operar com segurança nos mais variados terrenos e ambientes. Um destes equipamentos é o snorkel automotivo, que oferecem a possibilidade de o veículo atravessar terrenos alagados, poeirentos ou arenosos.
Mas como ele funciona? Neste texto, vamos te contar tudo sobre o snorkel automotivo, como ele funciona, onde é instalado, os principais tipos e tudo mais que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!
Um snorkel é um dispositivo de admissão de ar elevado, instalado externamente para permitir que o motor respire ar limpo e seco, mesmo quando o veículo está passando por terrenos onde esse ar limpo é de “difícil acesso”, como terrenos alagados, poeirentos ou arenosos.
Geralmente, costumam ser feitos de 4 materiais: plástico ABS (para modelos mais leves, porém ainda com resistência para impactos); aço inoxidável (material mais durável e resistente à corrosão); alumínio (que também resiste a corrosões, porém mais leve que o aço); e existe também principalmente no mercado brasileiro o snorkel de fibra. O melhor aqui vai depender da necessidade do veículo e do motorista.
O snorkel automotivo funciona de uma forma simples: ele redireciona a entrada de ar do motor para um ponto mais elevado no veículo. Ou seja, é basicamente como aquele snorkel usado por alguns mergulhadores, que pega o ar de um ponto mais alto do que o normal. O ar é captado em um ponto elevado em relação ao motor.
No caso de veículos, a entrada de ar para o motor costuma ser na própria altura do motor. Em situações normais, isso funcionaria perfeitamente. Mas, como estamos falando de off-road, a entrada de ar do motor fica muitas vezes em uma altura onde existe muita água e poeira.
Os snorkels são comuns em veículos que operam em ambientes off-road, incluindo:
Bom, o trecho acima já mostra bem a importância que esses equipamentos trazem para um off-road mais seguro. Mas, veja com mais detalhes:
Por elevarem o nível de onde o ar é captado (elevação), o snorkel permite que o veículo consiga atravessar rios, alagamentos e outros obstáculos aquáticos com maior segurança. Sendo assim, não corre risco de que a água entre no motor e cause danos.
Off-road de verdade tem que ser em terreno empoeirado e sujo, ou com neblinas densas. O problema é que os motores não “gostam” dessas condições. Então, o snorkel garante que o motor aspire ar limpo e livre de impurezas, protegendo-o de desgaste e melhorando o desempenho.
O principal ponto do snorkel é proteger o motor da ingestão de água e outras partículas, podendo também melhorar a eficiência do motor e aumentando a durabilidade do mesmo.
Tipos de snorkel para veículos
Existem diversos tipos de snorkel, cada um com características específicas para atender diferentes necessidades:
Apesar de basicamente funcionarem da mesma forma, cada snorkel pode ser melhor aproveitado de acordo com as características ou necessidades para cada caso. Procure se informar, ou busque a ajuda de um especialista para saber qual o melhor para você!
Não custa lembrar, mas quando falamos de off-road, a manutenção é a sua maior aliada, e o snorkel – apesar de ser um equipamento simples – também deve ter uma rotina de manutenção adequada para garantir seu desempenho e durabilidade:
Como mostramos anteriormente, o snorkel é um componente essencial para veículos off-road, trazendo proteção, desempenho e versatilidade em ambientes desafiadores, permitindo que você possa fazer trilhas em ambientes alagados, empoeirados e sujos, sem prejudicar a saúde do motor.
Para contar com o modelo certo, conte com a Penna Off-Road. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado para:
Clique aqui e confira as opções de snorkel que trabalhamos em nosso catálogo!